terça-feira, 16 de março de 2010

Carta a São Tomás de Aquino

Prezado Santo,
Quantos pecados pode cometer um homem? Principalmente, no primeiro encontro...
No inicio de um relacionamento, os deuses não tem do que reclamar. Saímos direto cumprindo o mandamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros".  As mais calientes preferem se guiar pelos ensinamentos de São Francisco... Whatever... Qualquer que seja a vertente, não escapamos de, pelo menos, algum pecadilho... principalmente os capitais.
O primeiro pecado já acontece quando ele te convida pra sair e você aceita... Ele pensa: " Uau, está no papo" e, claro,  passa a tarde se achando o último biscoito do pacote... Invocando quem? Ela,  a impávida soberba. Se os amigos dele ficarem sabendo  e, por acaso,  virem você, fazem aquele olhar arrogante e superior, que significa: "Prepara-te mulher, hoje sucumbirás ao abate"... Tudo bem, pecam eles, pecamos nós. Com certeza não tem pouca soberba naquele erguer de sobrancelhas e sorriso de canto de boca, que nós fazemos ao explicar pra amiga: "Puxa,desculpe, não posso sair com você, ele me convidou pra jantar"...e completamos a cena alargando o sorriso e fechando e abrindo vagarosamente os olhos a la Marilin Monroe... que "nunca foi santa".
Ele vem te buscar, você desce com o cabelo arrumado, maquiada, um vestido lindo e um salto alto e, neste momento, ele já  passa para o segundo pecado, quando te olha de cima até embaixo com olhos absolutamente gulosos. E a gula não termina aí...Homens costumam ter fome à noite.. ele escolhe um bom restaurante... Sorte a nossa!! Que delícia de pecado!!
Meu último encontro,  pasmem, começou com  o pecado da inveja. Ele me convidou pra jantar, mas também já se convidou pra ir no meu carro, porque nunca dirigiu um modelo igual. Claro que deixei ele dirigir, claro que ele se aproveitou da situação. Homens adoram levar vantagem: saem com você, mas, se puderem, também tiram uma lasquinha do seu carro novo... Ah, esse tipo de inveja a gente nem liga!!!
A gula e a soberba sempre pontuam o jantar. A primeira no que entra pela boca, a segunda em tudo o que sai por ela. Na arte da conquista do primeiro encontro, entremeamos a exaltação da comida  com a exibição das nossas virtudes...E é assim que tem que ser. Puro orgulho!! Para alguns: Panis et circensis.
         A avareza vem espremida no meio de dois ataques de ira contida. No primeiro, ele vê a conta e disfarça a indignação com o total dos gastos. O segundo ataque de ira é meu, quando ele me mostra a conta e aponta a cerveja long neck de 20 reais cada uma...
        Quer saber onde está a avareza? Pois bem: Antes de me mostrar a conta, ele pergunta se eu me importo em dividi-la. Claro que não me importo... Porém, nós não temos mais idade ou problemas financeiros para reclamar de uma conta de duzentos reais. Portanto, eu esperava dele a cortesia de pagá-la... Ele foi moderno? Acho que sim!! Avarento? Com certeza.  Gentil? Nunca!!!
        Depois do jantar, aplacados alguns pecados, instigados outros, voltamos para o carro. Eu dirijo desta vez, porque dirigir sob efeito do álcool não é pecado, mas é ilegal. Além disso, a espera pelo próximo pecado requer um certo controle da situação. "Você já quer voltar pra casa?" Pergunta ele. É certo que sim, é claro que não. Pra esta pergunta preciso de aconselhamento até do Papa Gregorio Magno. Sucumbir à luxúria no primeiro encontro já devia ser assunto controverso desde o século VI, quando ele inventou os sete pecados. O moço pode ter novo ataque de soberba e, já saciado dos prazeres da desta carne que vos fala, ir pecar em outros corpos. Enquanto eu penso, ele me beija e acaricia ... e a mão é leve... eu fecho os olhos e vai dando uma preguiça de pensar... uma moleza... e aquela vontade incontrolável de uma cama macia... lençóis... Mas...
Por Todos os Santos, São Tomás!!! Desta vez eu resisti... Pelo menos abençoa meu sono e me põe pra dormir...o ar condicionado já está no máximo.
                         Sozinha e insone neste quarto,  Guinevère.

Nenhum comentário: