domingo, 25 de abril de 2010

Carta a Nêmesis

Se você plantar milho, você vai colher milho, nunca  vai colher tomates. Adoro minhas amigas filósofas...Principalmente, nestes dias de chuva...
Tem dias que a gente acorda e se sente completamente fora do meio, perdida,  tipo hora errada e lugar errado ...
Ainda bem que isso não acontece muito frequentemente comigo...eu costumo ser bem adaptável... na verdade, esse sentimento de inadequação e injustiça, por sorte, não lembro de ter passado muitas vezes na vida...mas diria que uma vez sorvida essa sensação amarga, ela não precisaria repetir...
O que você acha, Nêmesis, da frase da minha amiga? Fico pensando o que você tem achado deste mundo. Talvez você seja uma das idealizadoras das catástrofes naturais, que vem ocorrendo neste planeta...
Você é a deusa da Ética e responsável por vingar os humanos, que se afastam dos seus preceitos por arrogância, vaidade, e todos os excessos mundanos.
Preciso de você pra me consolar....Não se inflame ... falei de consolo, não, de vingança... Se bem que tudo o que eu ouço dos meus amigos ultimamente é: "Calma, o mundo é redondo. Aqui se faz, aqui se paga". Essas palavras poderiam ter saido da sua boca...
Como é difícil lidar com injustiça... Você fazer o melhor numa situação e ser mal-interpretada, ser alvo de mentira, calúnia. Pior, as pessoas usarem sua posição social para te difamarem, sem você ter a chance de defender seu ponto de vista.
O mundo nem sempre é justo, as pessoas, também não. As pessoas podem não querer  reparar um erro e podem, sequer, se dar conta que erraram para consertar ou aprender a não repetir.. E aí, nós, pobres injustiçados, temos que dar conta dos nossos sentimentos e lançar mão de todos os mecanismos de defesa para superar o acontecido.... E confesso, que contamos com você  para reparar o que não podemos... Fazer a sua justiça, manter o equilíbrio entre o excesso de riqueza, de alegria, de maldade e a escassez de preceitos éticos... O gregos acreditavam que se existisse um sentimento profundo de ética, a sociedade seria bem estruturada e sua falta, causaria auto-destruição. E, você,  Nêmesis era a deusa responsável pela justiça dos homens. Nossa, quanto trabalho!!! Que imensa responsabilidade!
Estou triste hoje. Além de você, só posso contar com Cronos, o Deus do Tempo!! O tempo faz, o tempo desfaz, dizia meu avô...Que seja assim!!!



A ética foi o cimento que construiu a sociedade grega. Os gregos já tinham conhecimento de que, se existisse um sentimento profundo ético, a sociedade se manteria bem-estruturada e organizada; quando esse sentimento ético se rompia, ela começava a entrar em crise auto-destrutiva.

Nenhum comentário: